sexta-feira, 14 de março de 2014

SNUJS



Címbalos (port.), Finger Cymbals (ing.), Sunoujs (árabe), Sagat (egip.), Zills (turco), Zang (persa), são instrumentos musicais pertencentes à percussão originário do Egito. 
Acredita-se que as sacerdotistas iam até o rio Nilo, na cidade de Bubast, tocavam e dançavam para invocar e agradecer a deusa Bastet, protetora dos gatos, das mulheres, maternidade e crianças.
Este instrumento é composto de latão e suas cores podem variar: dourado, prateado ou bronze. Para tocá-los é necessário utilizar dois pares – um par em cada mãosendo um  címbalo no polegar e outro no dedo médio.
 Ao adquiri-los requer-se certa atenção, pois alguns não feitos de bons materiais, sendo assim compostos de outros metais formando um som totalmente destorcido do real, "abafado".
Para saber se realmente o som é bom e de boa qualidade é só fazer um teste: ao juntar dois címbalos o som precisa reverbar , ou seja, o som se estende por um tempo (de até 10 segundos – um tilintar bem agudo que inicia-se alto e termina bem suave). 
Os snujs dão um incremento à dança, já que dinamizam o ritmo e dão floreado à música. Mas é preciso conhecer ritmos árabes e treinar bem os toques para que o som fique bom. Pois caso contrário, a música e a dança ficarão poluídas. 
Dá um toque e um charme especial na dança, mas é necessário bastante controle da bailarina, para conseguir acompanhar o ritmo corretamente e executar movimentos de quadril, braços e deslocamentos, tudo em perfeita harmonia.
Os utilizados pelas bailarinas são normalmente de tamanho mediano. Os muito pequenos não são muito úteis para a dança devido ao som demasiado agudo, o que já deixa de ser um som agradável e acaba por ser infantil ao invés de transmitir um “charme” à música. Os de porte grande (maiores que 10 cm) são utilizados geralmente pela banda, como são maiores são utilizados somente um par, ou seja, um címbalo em cada mão.

Com o tempo seus snujs podem escurecer ou ficar esverdeados mas não se preocupe. Para voltar à cor original, pode-se usar alguns produtos que são vendidos em lojas especializadas de instrumentos, não use produtos abrasivos.
Guarde-os envolta de um pano macio, em local seco. O elástico pode ser trocado quando achar necessário, procure não deixar muito apertado para não prender a circulação do dedo, provocando um certo incômodo na hora da apresentação.













Nenhum comentário:

Postar um comentário