terça-feira, 11 de março de 2014

POSTURA NA DANÇA DO VENTRE

Uma bailarina que se preze, com certeza está atenta não somente aos passos, na riqueza e qualidade técnica de sua dança, mas também à outros fatores tanto quanto importantes:

ÉTICA!


“Você quer saber se uma bailarina tem ética? Pergunte a ela sobre quem a ensinou. A forma como ela tratar sua primeira orientadora dar-lhe-á uma definição do caráter que ela possui.”
Jorge Sabongi

Primeiro, que dança do ventre é uma arte milenar, NÃO é vulgaridade, prostituição!! A roupa, tão linda e trabalhada, não foi feita para ser rasgada numa noite de amor!! A Dança é uma arte!!! e deve ser respeitada como tal. Portanto bailarinas, cuidado com alguns detalhes, que fazem a maior diferença!!!

CONHECIMENTO - não só a parte técnica é importante,  a  execução correta de movimentos, mas também o conhecimento sobre a história da dança, ritmos, instrumentos, a parte teórica  tem grande importância para a formação de uma bailarina.

POSTURA - cuidado com o tom de voz, risadas altas, com piadinhas desnecessárias ou comentários maldosos!!! Você é o que você fala!! Uma bailarina, deve saber se colocar em qualquer lugar e respeitar sua colega de trabalho e convidados. Criticar, julgar a dança de sua colega, é algo desnecessário, concentre-se na sua dança!

ROUPA - cuidado com o exagero...a DANÇA deve aparecer e NÃO  o seu corpo!! A sensualidade não está em mostrar a calcinha! A dança já é mal interpretada por alguns desavisados, não contribua mais com essa  imagem!! A sensualidade está no quase mostrar, .... nos detalhes!

Nada de transparências!!
        




Só para descontrair: kkkk

                                            


Você, bailarina profissional, fique atenta a essas regras:

1- Ter um relacionamento honesto e aberto com outras pessoas que trabalham em sua área.
2- Ser pontual nos compromissos assumidos: apresentações e aulas.
3-  Não discutir com o contratante. Defina claramente as condições do show antes, para não reclamar depois.
4-  Evitar fofocas e boatos, infelizmente tão comuns no meio artístico.
5-  Procurar compartilhar o espaço e não oferecer atrito onde quer que esteja.
6- Respeitar os grupos que não fazem parte de sua esfera de trabalho.
7-  Utilizar bom senso nos relacionamentos.
8-  Portar-se impecavelmente com todos a sua volta, para que as oportunidades sempre venham a seu encontro.
9-  Definir o valor do cachê e não mudar de idéia. Às vezes o contratante, dizendo ter preço melhor, tenta uma barganha.


Concluindo, é importante dizer e lembrar que pessoas com valores definidos e em equilíbrio são queridas e requisitadas socialmente.Vale a pena arriscar e procurar fazer para os outros aquilo que você gostaria de receber deles. Os resultados são promissores. (...)

Texto retirado do site: http://www.lulusabongi.com.br/





Código de ética na Dança do Ventre!!


O Código de Ética da Dança do Ventre foi elaborado a partir de uma iniciativa brasileira de Shalimar Mattar, editora do jornal "Oriente, Encanto e Magia", objectivando a organização e valorização do segmento envolvido com a dança do ventre no Brasil.É o resultado de um trabalho conjunto e democrático que contou com a participação de 439 praticantes brasileiras dessa arte (amadoras e profissionais) durante um período de 10 meses de trabalhos.
Foi publicado a 03/03/2002 durante o "1º Simpósio de Dança do Ventre" realizado em São Paulo.

Aqui o deixamos salientado o quanto urge iniciativas que possam contribuir para uma maior união, paz e serenidade entre as apaixonadas desta arte.

“A dança do ventre é uma expressão artística e, como tal, deve ser difundida. Cabe às profissionais da área zelar pelo seu conceito, mantendo assim, os padrões de elegância que a envolvem e não permitindo sua vulgarização.
Para exercer suas funções com dignidade, as profissionais da área devem receber remuneração justa pelos serviços artísticos ou didácticos prestados. É considerada conduta antiética a prática de concorrência desleal com outras profissionais da área (bailarinas ou professoras).
Professoras:
- A professora tem a função de ensinar e orientar pacientemente, sempre zelando, em primeiro lugar, pela saúde e bem-estar de suas alunas, e respeitando as limitações de cada uma.
- A todas as professoras é dada orientação que seus currículos estejam à disposição das alunas.
- É importante que a professora realize anualmente avaliações opcionais com suas alunas, as quais terão à disposição informações preciosas para a evolução de seu aprendizado.
- A dedicação ao ensino deve ser direccionada para o conhecimento de suas alunas e não como instrumento de vaidade pessoal para a promoção da professora
- A professora deve exercer seu trabalho livre de toda e qualquer discriminação, motivando e respeitando suas alunas, independentemente de características físicas ou faixa etária, lembrando que esta é uma actividade que deve ser direccionada visando ao bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional. Portanto, não podem ser exigidos padrões estéticos que diferenciem ou discriminem qualquer uma delas.
- Para aptidão ao magistério da dança do ventre considera-se satisfatório um período mínimo de 4 anos de estudos na área, com aperfeiçoamento em didáctica e conhecimentos de anatomia, cinesiologia e biomecânica que possibilitem segurança na realização de um trabalho corporal consciente. O tempo de estudo pode ser reconsiderado a partir de cursos realizados anteriormente, como ballet clássico, educação física ou faculdade de dança.
- A professora de dança do ventre deve buscar aprimoramento e actualização constantemente.
- A professora deve cumprir a programação e o cronograma de cursos oferecidos ou divulgados a suas alunas.
- Todas as alunas merecem igual atenção de sua professora, a qual não deve fazer qualquer distinção entre elas.
- A professora deve ser especialmente honesta quanto aos seus conhecimentos, buscando respostas correctas para esclarecimento de suas alunas. Todas as informações pertinentes ao curso que se dispõe a ministrar devem ser transmitidas com clareza e honestidade, visando ao efectivo aprendizado de suas alunas.
- Como a dança do ventre tem origens muito remotas e informações de difícil acesso, esta questão deve ser sempre esclarecida a priori, para se evitar a divulgação de histórias fictícias que resultem em prejuízo à sua imagem e evolução.
- A professora não deve estimular competitividade negativa entre suas alunas ou com outros grupos.
- A professora deve ter respeito e consideração com as demais profissionais da área, preservando um ambiente de relacionamento sadio que possa acrescentar ao desenvolvimento de todo o segmento, não utilizando a sala de aula como espaço para demonstrar rivalidades pessoais ou denegrir a imagem dos demais profissionais da área em prol de sua promoção.
São ainda consideradas atitudes antiéticas:
- Apresentar coreografias de outras profissionais sem prévia autorização, bem como omitir o nome da responsável por sua criação.
- Coibir a participação de alunas em workshops e cursos que possam acrescentar elementos ao desenvolvimento e aprendizado.
- Apresentar currículos com informações fictícias referentes ao aprendizado e experiência. Recomenda-se que, em se tratando de cursos e workshops, sempre se solicite certificado de participação.
Bailarinas:
No Brasil, até a presente data, são consideradas bailarinas de dança-do-ventre todas aquelas que, possuindo o conhecimento e experiência necessários, prestem serviços artísticos profissionais (shows) mediante honorários.
- Cabe à bailarina profissional cumprir todas as cláusulas acertadas em contrato para prestação de serviços artísticos junto ao seu contratante.
- A bailarina profissional de dança do ventre deve zelar pela imagem moral da categoria que representa:
a) Mantendo relacionamento de respeito e elegância junto ao seu público e contratante.
b) Trajando-se de forma adequada aos padrões da categoria durante suas apresentações.
Faz parte da correcta conduta ética entre bailarinas profissionais:
- Quando assistir à apresentação de outra bailarina e/ou alunas, dedicar o devido respeito e atenção.
- Quando estiver realizando apresentação em conjunto, ser solidária e direccionar o trabalho com espírito de equipa e união.
- Ter consciência de que cada profissional possui um estilo próprio que a diferencia e, assim, saber apreciar a admirar, com a devida humildade, todas as variadas formas de se expressar a mesma arte.
- Respeitar o local de trabalho de outras profissionais.
São consideradas atitudes antiéticas:
- Atravessar ou interferir no trabalho de outra profissional estando ciente deste fato.
- Distribuir material de propaganda pessoal durante serviços contratados por meio de outra bailarina.
- Criticar o desempenho ou denegrir a imagem de outra profissional junto ao público, contratantes ou demais colegas da área.
- Transformar uma apresentação colectiva em disputa pessoal de vaidade, interferindo na qualidade do trabalho apresentado.
A forma como uma professora e bailarina se referem à sua (s) mestra (s) é um exemplo que será seguido por suas alunas amanhã. Quem não respeita seu mestre não valoriza a arte.
Recomenda-se sempre avaliação médica antes do início desta actividade, como em qualquer actividade física.
As responsáveis pela elaboração do Código de Ética esperam que a união, a humildade, a seriedade, o respeito e o amor sincero à arte estejam sempre acima de qualquer diferença pessoal. Que estes laços que nos aproximaram até aqui em favor do objectivo único de valorizar e organizar nossa arte se fortifiquem a cada dia, alcançando todas as praticantes da dança do ventre no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário