quarta-feira, 12 de março de 2014

DANÇA TRIBAL

Tribal Fusion, "Uma arte de Dança Hipnótica"





Estilo Tribal Americano (ou ATS) é o nome dado à dança criada por Carolena Nericcio e consiste na fusão de elementos (movimentos de quadril da dança oriental, braços de flamenco, visual com caráter étnico/folclórico) e improvisação coordenada em grupo. Resumidamente, o ATS não é coreografado e sim seus combos de movimentos são aprendidos e executados através de sinais “chave” da líder do grupo, tornando sua execução um jogo de dinamismo e convivência. 

Tribal ATS Enraizadas em um movimento de os E.U.A na década de 70, principalmente impulsionada por grupos "folclóricos" que se apresentavam nas feiras na Califórnia. Inspirado nas culturas tribais Oriente Próximo, Médio Oriente, Norte de África / Magrebe, e da Espanha, o então o nome de "California Tribal Bellydance" foi, e é atualmente influenciado pela dança do ventre. O grupo precursor foi o "Bal Anat", grupo de raiz folclórica, trazendo apresentações com espadas, cobras e até mágicas como entretenimento. nada nos espanta nessa forma de apresentação teatral quando reconhecemos a sua idealizadora: Jamila Salimpour. Jamila veio de uma família circense, apresentava-se muito em festivais medievais e era craque em incrementar seu figurino para a beleza de quem assistia seus espetáculos. As bailarinas do Bal Anat representavam diferentes tribos baseadas (principalmente países árabes, Índia, Paquistão) em lendas tradicionais, e muitas de suas alunos foram montando seus grupos de dança com suas diferentes visões. Nos anos 80, novas trupes já haviam se espalhado pelos EUA. Masha Archer, discípula de Jamila, e sua aluna Carolena Nericcio, obtiveram da tecnicas do Estilo Tribal criadas por Jamila um melhor desempenho de suas bailarinas. Englobaram em sua técnica os trabalhos de repetiçao e condicionamento muscular (e mental) do Ballet Classico, as posturas oriundas da dança flamenca, inovações cênicas, e figurinos mais adaptados aos movimentos das danças etnicas e aos movimentos do corpo. Incentivada pelas diferenciaçoes do novo estilo, Carolena e sua trupe (Fat Chance Belly Dance) deram novos contornos a história do Estilo Tribal. A partir dos anos 90 o Tribal ganhou o mundo surgiram a trupe Gypsy Caravan e a Hahbi Ru.

Tribal Fusion e Neo Tribal Nos anos de 1990, o estilo Tribal passou a demonstrar mais força com a presença da dança indiana, o flamenco, técnicas de dança moderna e de jazz. Passamos a partir daí ter duas vertertes a Fusion e o Neo Tribal. Ambos sub-estilos, se podemos dizer assim, já não se mantém tão presos ao ATS, trabalham com peças coreografadas ganhando liberdade de movimentos, adições, inovações, acessórios e figurinos. O que mostra a constante evolução da modalidade Tribal. O Neo tribal traz elementos mais fortes e menos repetição das etapas, também as influências do ballet e do jazz. Deixa de ser somente uma dança de grupo e passam a ter duplas e solos. Com figurinos muito próximos ao ATS trazem uma gama maior de criatividade na força das cores e da expressão da identidade para determinada coregografia, ou ocasião, se libertando um pouco da identidade grupo universal. O Tribal Fusion abre uma vasta gama de possibilidades. São explorados muito além dos ritmos árabes, hindus, aflamencados, e outros como os havaianos, australianos, irlandeses, etc. Para cada tipo de fusão temos determinações como Urban Dance, Bellywood, Bellynesian, Gothic Fusion, Gypsy Fusion ... É muito comum a escolha de músicas já fusionadas com looppings e batidas eletrônicas (world music) trazendo os modernos como o street dance, hip hop, funk, dance club, costumando ter um estilo mais minimalista, trazendo estilos ciganos, góticos, metal, industrial, cabaret. Traz como referências: Rachel Brice, Mardi Love, Sharon Kihara, Zoe JaKes, Frèdèrique.
No Brasil há outros grupos e dançarinas maravilhosas, cito em suma (me desculpem se esqueci alguém): Cia Lunay, Iman, Ashaki, Grupo Airam, Gypsy Fusion Rhada, Mizna, Trupe do Sul, Patrícia Fox, Katri Aysel, Paula Sampaio, Joline Andrade, Shakti Shala, Mariana Quadros, Hally Hauff.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A roupa é estilizada, mescla dança cigana, gótica com dança do ventre. Há muita concha, pastilhas, rendas, metais, flores, pingentes de diversas formas e tamanhos, adereços de cabeça,  pulseiras e brincos.

A expressão é sempre de mistério, enigmática, os movimentos são "limpos", milimetricamente trabalhados em partes, não há pressa nem exagero...

O Yoga é bem utilizado pelas bailarinas como uma excelente ferramenta no quesito flexibilidade, contrações e ondulações musculares abdominais e consciência corporal.



Alguns exemplos de roupas e expressões tribal.

                                                        

                                                                

                                       

                                             


                                             










   


DICAS

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário