quarta-feira, 19 de março de 2014

CORES E SEUS SIGNIFICADOS



As cores são a mais pura expressão de um estado de espírito. Tem a capacidade de alterar o nosso humor, de acalmar, agitar e até purificar. É uma das formas que utilizamos para nos mostrar ao mundo, seja através de ambientes, roupas ou adereços.
As cores podem ser utilizadas de diversas maneiras, em ambientes, roupas, rótulos de comidas, etc. Conhecer as cores e suas características permite aproveitá-las, não só em uma sessão mas também na vida.
A roupa de dança do ventre, exerce verdadeiro fascínio, não só para quem usa, mas para quem observa também! Geralmente bordadas, cheias de pedras e brilhos, algumas mais delicadas, outras mais trabalhadas, enfim, a verdade é que essa roupa além encantar à todos, também passa uma mensagem, a bailarina ao escolher uma roupa deve ficar atenta à "mensagem" que ela quer passar, claro que associado à música que escolheu e de acordo com sua personalidade que consciente ou inconscientemente é expressada através do modelo da roupa e da cor.

A escolha das cores é fundamental para uma boa harmonia dos elementos de uma composição. Ela pode enfatizar textos, imagens e caracterizar especialmente os elementos da página. A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público. A combinação certa pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em relação a outro.


As cores podem influenciar diferentes climas e estimular as mais variadas sensações nas pessoas e no ambiente.
Casar o tom certo da casa, do ambiente, da roupa com a do momento de vida requer certo conhecimento do espectro solar, que se divide em dois eixos principais: do vermelho até o verde-amarelado, as tonalidades são quentes. Do azul até o violeta, frias. No meio ficam o verde e o amarelo, com efeito de neutralidade.

Cores são ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos que influenciam o ser humano. Se usamos a cor cuja vibração está adequada à circunstância, criamos, de fato, maiores hipóteses de êxito.
Segundo os chineses, as cores ampliam ou restringem o Chi, energia vital, do ser humano. Elas afetam o nosso equilíbrio energético e, portanto, torna-se essencial que estejamos conscientes da importância da sua escolha.

 "Pessoas que insistem muito nos tons neutros, tanto nas roupas como na decoração das casas, muitas vezes revelam apenas o medo de expressar a sua alma para o mundo."



Por que os Fast Foods tem tons de vermelho e amarelo? 




Isso porque o tom vermelho estimula a fome e o amarelo é um alerta, sendo assim a pessoa sente-se com mais fome e é instigada a ir até o local para comer um lanche, o vermelho ainda o estimulando a comer mais e mais já que é uma cor ativa e estimula o movimento. Já os que tem um tom de azul é para estimular o conforto e a confiança do cliente, para tentar dar uma tranquilidade e acalmar um pouco em relação ao amarelo e ao vermelho.




As cores e os filmes
O Chamado

Os filmes com tom acinzentado sempre se referem ao deserto, ao mundo pós-apocalíptico. Os filmes de época tem um tom de sépia para dar a impressão de algo antigo, do passado, assim como as fotos antigas que são em sépia. Já os filmes de terror tem um tom azulado que sempre dá a impressão que o filme é escuro de mais, isso é para dar o aspecto de sombrio, de maligno.
Os de ficção são claros para dar a impressão de limpeza, pureza, que é o que relacionamos quando pensamos em tecnologia, algo "slim". Os de realidade alternativa, por exemplo, fogem para o verde, como Matrix.




As cores na decoração


Como aquele cômodo escuro, frio, sem vida em nossa casa, depois que o pintamos, ficou com outra cara e energia renovada?
Pintar uma casa ou um cômodo, além de trazer uma sensação de limpo e novo, a cor escolhida, irá trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos. As cores usadas no banheiro da imagem acima podem provar isso, os tons usados deixaram o ambiente agradável, que dá a sensação de ser quente e aconchegante e ao mesmo tempo limpo.
Mas, todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações. 
Um fato muito importante, é que podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas. 

Saiba utilizar as cores à seu favor, vou deixar o significado de algumas cores associado à roupa de dança!







As sete cores do arco-íris
O arco-íris é um fenômeno luminoso que resulta da separação da luz branca do Sol nas suas componente coloridas, o que sucede quando os raios solares atravessam as gotas da chuva.
A luz solar que é branca aos nossos olhos é na realidade composta por uma grande mistura de cores, assim, os raios de luz ao entrarem numa gota de chuva são desviados das suas direções iniciais o que possibilita que o ser humano vislumbre os arcos coloridos como uma ilusão de ótica.
Esta ilusão de ótica faz com que o ser humano consiga visualizar sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e roxo.



Curiosidades sobre o Universo das Cores
 Em um estudo, foram colocados um vidro com bactérias sob luz azul, outro sob luz amarela e outro sob luz vermelha e observaram suas atividades. As bactérias que ficaram sob o efeito da luz azul depois de um tempo morreram, as que ficaram na luz vermelha continuaram vivas e as que fi caram sob a luz amarela se reproduziram mais. Interessante, não é? Será que isto tem relação com o azul transmitir serenidade, e o amarelo ser mais energético?
Produtos como pães e bolachas embalados em papel azul duram menos tempo do que se a embalagem for de tons alaranjados, amarelos ou vermelhos. Eles apodrecem mais rápido sob o azul.
* O verde é a cor do meio do espectro. Será por isto que o verde é a cor do equilíbrio, da saúde? O verde é a cor complementar ao vermelho, ou seja, a cor oposta no disco cromático e que tem o contraste mais vibrante. Quando o olho se satura de muito olhar uma cor, pode provocar um efeito que nos faz ver a cor complementar. Para que isto não aconteça em uma sala de cirurgia, onde o médico pode fi car por várias horas focado no vermelho, as salas são pintadas de verde claro, cor oposta ao sangue.
* As cores provocam calor ou frio. Um estudo feito em um posto de gasolina mostrou que a evaporação nos tanques que eram vermelhos diminuiu em + ou ? 3% quando esses tanques foram pintados de branco. Claro, as cores escuras absorvem muita luz! E provocam calor.
* Amir Klink contou em uma de suas palestras que navegando em lugares gelados enfrentava um problema sério porque o mastro do barco congelava. Uma vez, comendo um Diamante Negro, notou que a embalagem do chocolate não criava a crosta de gelo. Pintou o mastro de preto e não teve mais problemas com isso.
* Outro estudo interessante foi feito por um ergonomista contratado para analisar as condições de trabalho de uma empresa onde os trabalhadores que carregavam caixas estavam reclamando muito do peso, apesar de estar tudo adequado às normas para tal atividade. O resultado de sua análise do trabalho indicou que as caixas deveriam ser apenas pintadas de verde claro em vez de marrom. E funcionou! Os empregados não mais sentiram a sensação de peso desagradável.
* Percebeu-se que em uma região de Nova Iorque as pessoas estavam sofrendo de claustrofobia e sensação de tristeza por não verem o céu por causa da altura dos edifícios. A solução adotada foi pintarem os andares mais altos dos prédios de azul! Ver o céu ou o azul dá a sensação de grandeza, profundidade, e menos claustrofobia.
* Em Londres, as pessoas fazem seções de banho de luz para aliviar a sensação de depressão que acontece sazonalmente.
* A cromoterapia já é técnica aceita para diferentes funções.
* Em ambientes, os usos funcionais da cor são bastante comuns. Cores escuras para rebaixar o teto, cores claras para os ambientes parecerem maiores, etc.
* Nos produtos alimentícios, é comum a utilização de amarelo-avermelhado de alguma forma, em detalhes, por exemplo, por sua propriedade de atuar nos centros da fome. Também determinados tipos de rosa possuem propriedades táteis e gustativas, por isto, são bastante usados em propagandas e em embalagens de guloseimas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário