segunda-feira, 17 de março de 2014

ALGUNS MOVIMENTOS BÁSICOS

Dança do Ventre - Um encontro com o seu feminino!!!!

O Quadril na dança do ventre e seu lado terapêutico!

A pelvis (quadril)
O quadril e em especial a pélvis é a base de todos os movimentos da dança do ventre e da dança árabe. Ela é que sustenta todo o seu corpo e pode até se dizer que ela é a base da sua vida. A sua pélvis deve estar livre de obrigações e repressões para poder movimentar se com liberdade e harmonia com o resto do seu corpo, e quando você está praticando a dança do ventre permanecer relaxada para ter a capacidade de deslocar-se em todas as direções, girar, deslocar-se, sem perder o eixo do seu corpo.
Quando você obriga a sua pélvis a se manter rígida e estica, impedindo sua natural mobilidade, você está restringindo , portanto a sua potencialidade e capacidade de sentir. Através da tua forma de caminhar você representa todos os preconceitos da sociedade, da tua família, preconceitos que se tem instalado em você na forma de bloqueios emocionais. Você poderá detectar estes bloqueios com pequenas zonas ou pontos endurecidos e dolorosos
Os movimentos da dança do ventre, da dança árabe e da dança oriental podem lhe ajudar a tomar consciência destas tensões corporais e procurar começar a fazer alguma coisa para melhorar. Esta melhora se dá inicialmente a nível físico, e depois , quando mais liberada, você poderá tentar dissolvê-los em um nível psicológico.
O fato de tomar consciência destes bloqueios já é um passo importante!!!!
Na dança do ventre, o som do tambor (derbake ) pode ser considerado o condutor do movimento do quadril.
Vejamos alguns destes movimentos:


Shimmy:
Shimmy é uma palavra que significa vibração. Quando o tambor soa com um ritmo penetrante e acelerado, você sente como se o chão se movimentar por debaixo dos teus pés e esta energia subisse pelas tuas pernas. Você isola os músculos da cintura para abaixo e você deixa que somente o frenesi do som do tambor ative esta parte do corpo, enquanto que o resto permanece imóvel e relaxado.


Círculo:
O círculo pode-se considerar um ponto que cresceu.
Ao desenhar um circulo com a sua pélvis você está transformando a energia telúrica (material) em uma energia mais sutil. Quando você movimenta a sua pélvis em forma de círculo você se encontra mais segura, mais protegida e mais integrada.
Quando você se sentir triste, tensa, você notará que sua face está trancada, seus ombros pesam e seus dentes estão apertados. Detenham-se alguns instantes e vai para um lugar onde possa estar sozinha. Uma vez ali, encontre o seu centro e balance a pélvis desenhando um cíirculo, pouco tempo após ,você se sentirá mais alinhada , tal vez um sorriso vai se apresentar no seu rosto, a sua respiração encontra o seu próprio ritmo, os seus músculos faciais se relaxam e os seus ombros descansam.
O círculo é a figura mais complexa de todas. Quando você desenha o círculo com a sua pélvis toda a gama de contrações da sua vagina passa a serem exercitada. Este treinamento da pélvis, é importante para depois realizar outras combinações mais complexas
Pra você desenhar o círculo, coloque-se na posição básica que já conhece.

Círculo Solar:
Você poderá desenhar um circulo ainda maior com a tua pélvis. Desloque sua pélvis para adiante, o mais que você consiga, enquanto você mantém o teu tronco relaxado e deslocado um pouco para trás. Desloca o quadril para esquerda

Figura do 8: Representação do Infinito
Desenhe com o seu quadril a figura que representa o infinito e desfrute em experimentar aquilo que você sente, que poderá ser um entrar e sair do espaço-tempo . Deixe que as imagens fluam na sua mente enquanto revelam para você o passado , o presente e o futuro.
Para Pitágoras, o numero 8 representava a harmonia . E essa harmonia que você poderá sentir quando você descreve o 8 com sua pélvis.Agora, estenda os seus braços em forma de cruz com as palmas das mãos viradas a direita para acima (céu ) e a esquerda para abaixo (terra) enquanto você desenha o 8 , simbolizando assim o finito e o infinito deste mundo.
Você agora tem se convertido num canal que está entre o céu e a terra
Para realizar o movimento do 8 você deve utilizar por completo o volume do seu quadril imprimindo um força controlada a musculatura do quadril.Você deve manter o corpo da cintura para abaixo o mais dissociado possível da parte de cima e o mais frontal possível. Na sua imaginação, você considera como que neste movimento , a sua presença, preencha todo o espaço a sua volta. Você se sente firmemente conectada ao chão (terra) através dos pés. Você sente seus pés como que enraizados nela. Visualize a figura do infinito (8) que é desenhada no chão.
Ao principio, este movimento poderá lhe parecer um pouco complicado de executar. Ele requer elasticidade do seu quadril, força nos abdominais , períneo e músculos lombares . Por isso é melhor que, inicialmente, você intente fazer este movimento na sua imaginação e depois, aos poucos, vai transportando-o para o seu corpo .
Quando você conseguir, você encontrará que este movimento é agradável e divertido Alem do que, vai se beneficiar com as suas saudáveis qualidades de aliviar as tensões acumuladas neta área do sacro .
Especialmente nos dias de menstruação. Quando o quadril e a pélvis se movimentam nesta amplo leque de movimentos, você estará estimulando todas as regiões que estão relacionadas com a os rins, os intestinos, a vesicular biliar e os pulmões.
Seu quadril é a fonte inesgotável de sensações de criatividade . Atreva-se a explorá-la extrair dela o aroma que destila a flor do Desejo.

Fonte de pesquisa: Odalisca Costumes. 



Alguns movimentos básicos:



Redondinho - Girando o quadril encolhendo e soltando a barriga, mantendo-o no mesmo lugar.

Redondo- sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.

Redondão - igual ao anterior porém a projeção para trás é maior, deslocando o quadril.

Oito para frente - Coloque o quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado,(sem levantar o calcanhar), desenhando um oito deitado ao chão. 

Oito para trás - igual ao anterior só que torcendo o quadril para trás após a lateralização do mesmo. 

Oito Egípcio ou para cima - Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar para subir o quadril.

Oito Maia ou para baixo - Elevando o quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente. Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu.

Batida Lateral  - transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas ( como a que usamos para fechar a porta do carro) para os lados.

Shimie ou tremido - São as batidas de quadril feitas contínua e rapidamente para cima. Flexiona-se os joelhos levemente e alterna-os rapidamente produzindo um tremor em todo o corpo com ênfase na barriga, alterne os movimentos das pernas (para frente e para trás), num ritmo continuo.

Shimie de Peito  - Sacode-se os ombros de um lado para o outro rapidamente. Todos os movimentos que envolvem peito/busto, devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança.

Básico Egípcio  - Em posição ereta coloca-se uma perna em frente a outra. A da frente fica sempre em meia ponta alta. Então sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé. Pode ser feito lento ou rápido. Dele há variações para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.

Robô ou Soldadinho de Chumbo - Em posição ereta coloca-se as pernas lateralmente, e imagine que ambas estão engessadas e que vc precisa andar com elas assim. O resto do corpo não pode acompanhar o movimento. Para facilitar faça em meia ponta altíssima. Quando já conseguir definir a musculatura envolvida, comece a praticar com os dois pés no chão e sempre primando pela força do movimento. OBS: a tensão NÃO pode ficar visível no restante do corpo, tronco, braços e face relaxados.

Peito e/ ou Busto  - É possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s".

Pescoço - É o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo.

Camelo  -  De perfil, um pé um pouco a frente do outro, braços a frente,transfira o peso do corpo para o pé da frente projetando a bacia na mesma direção em um movimento sinuoso
 Depois retorne o peso do corpo para trás. Continue fazendo um movimento de vaivém. O abdômen controla a volta das vertebras lombares.


Twist  - Coloque uma perna em frente á outra, transfira o seu peso para a perna da frente, depois para a de trás, quando for à frente, faça uma torção(movimento de rotação)leve para dentro.


                                     

São movimentos onde o quadril faz curvas continuas, desenhando figuras ou linhas circulares, de diferentes tamanhos. São executadas de maneira isoladas, pelo quadril, ombros, braços e mãos;


Segue alguns vídeos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário